Kamis, 27 Februari 2014

Aprecie as coisas simples com total intensidade...



"Aprecie as coisas simples com total intensidade. 
Uma única xícara de chá pode ser uma profunda meditação."
-Bhagwan Shree Rajneesh

Senin, 24 Februari 2014

Receita: Bolo de Frutas Inglês

Esta receita vai especialmente para aqueles que gostam de um chá da tarde tradicional inglês. O bolo de frutas, com certas raízes medievais, é um bolo rico, aromático e marcante, que vai combinar muito com aquele chá preto fortíssimo, com leite ou limão. Esta receita traz uma massa macia, com umidade ideal e é extremanente mastigável, com contrastes de textura.

Bolo de Frutas Inglês. Foto: Yuri Hayashi

O segredo deste bolo é guardá-lo antes de ser consumido para dar aquela "curada". Assim que ele ficar pronto, deixe esfriar e borrife a bebida alcoólica de sua preferência por toda a superfície. Embrulhe em papel alumínio e depois com plástico de cozinha e guarde por pelo menos 2 dias na parte baixa da geladeira.


Bolo de Frutas Inglês do Chá, Arte & Vida!

- Ingredientes:
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de iogurte
1 xícara de ameixas sem caroço
1 xícara de uvas passas
1 1/2 xícara de frutas cristalizadas
1 xícara de avelãs levemente tostadas em frigideira e picadas (aqui você pode usar diversos tipos de nozes, à sua escolha - eu utilizei avelã, amêndoa e amendoim)
2 xícaras de farinha
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de manteiga, batida
1 xícara de açúcar
1 ovo
Raspas da casca de uma laranja


Bolo de Frutas Inglês. Foto: Yuri Hayashi

- Preparo: 
Em uma tigela misture o iogurte e o bicarbonato de sódio (o iogurte irá aumentar de volume). Reserve.
Em outra tigela misture todas as frutas secas com as nozes e jogue 1/4 de xícara de farinha de trigo e misture até que todos os pedaços estejam cobertos por farinha. Reserve.
Bata na batedeira a manteiga e o açúcar, adicione o ovo e as raspas de laranja. Adicione a mistura do iogurte e na sequência o restante da farinha com o sal (bata no devagar e somente o necessário). Misture à mão a porção reservada de frutas e nozes na massa e despeje em assadeira forrada com papel manteiga no fundo (ajuda a desenformar com facilidade).
Coloque em forno pré-aquecido em 180ºC com uma assadeira de água no andar de baixo (pode colocar a assadeira de água no momento em que o bolo for ao forno). Ele demora um pouco mais de 1 hora para assar, espete um palito e quando este sair limpo, estará pronto.

Bolo de Frutas Inglês. Foto: Yuri Hayashi

Não esqueça de utilizar uma faca com serra para cortar esta pequena maravilha! E um ótimo chá da tarde para vocês!

Rabu, 19 Februari 2014

A Origem do Chá em Shennong

A origem do chá é antiga e incerta mas baseada na obra Erya (a mais antiga enciclopédia chinesa, 3 AC) onde o termo chá foi adicionado nos idos de 130 DC, consta-se os primeiros registros da existência da planta e sua prática como bebida. Ainda seguindo a linha de pensamento utilizada por historiadores (pois estamos tratando de tempos muito remotos), esta prática foi introduzida por Shennong (2737 AC - 2697 AC) cujos feitos são inúmeros na área da medicina e agricultura.

As várias faces de Shennong: 1. Arte indiana; 2.Arte japonesa, século 19; 3. Arte chinesa, Dinastia Qing

Shennong (Fazendeiro Divino) é conhecido por muitos nomes: Yan Di (Imperador do Fogo), Yandi Shennongshi, Shinno (no Japão), Wugu Xiandi (Imperador dos 5 Grãos), Sinnong (na Coréia), Shen Nung, Deus do Vento que Queima, Imperador da Chama, além de se acreditar que ele era o Imperador Yan (tratado como pessoas diferentes pela história até 2004) e confundido com o deus Fuxi.

Em Shennongjia na Província de Hubei, o épico "Conto do Caos" traz a história de Shennong.
Clique na imagem para ampliar

O "Deus do Vento que Queima" era relacionado ao fogo pois é creditado à ele a introdução da técnica de corte de vegetação e queima de terrenos para sua limpeza, ao mesmo tempo em que as cinzas fertilizam o solo e a terra fica pronta para a plantação. Seus ensinamentos trouxeram o consumo alimentício de grãos e vegetais ao invés de apenas carne, ostras e frutas silvestres, mais recorrentes na época. Com seu conhecimento as plantações também possuíam irrigação e lhe é creditado a criação da feira para a troca de hortifrutis (entre muitas outras invenções).

Com tamanha ligação ao mundo das plantas, Shennong era um grande pesquisador de ervas com finalidades medicinais. É dito que ele conseguia provar, por dia, mais de 70 tipos de plantas e discernir suas propriedades e toxinas. Shennong Ben Cao Jing (Divine Farmer's Materia Medica) é o nome da obra que reúne seus estudos incluindo 365 itens - entre plantas, minerais e animais - escrita, atualizada e revisada por outras pessoas após sua morte (as informações foram baseadas no conhecimento passado pela tradição oral e atualizadas conforme a prática - a partir de certa atualização, o número de itens passava de mil).

Um exemplo do livro Shennong Ben Cao Jing, versão de Qing Jing

Como toda boa história onde a realidade se mescla com o mítico, Shennong é representado na forma de um homem que possui dois chifres e seu poder de qualificar propriedades nas plantas lhe é proporcionado pelo fato de possuir um estômago transparente. No intuito de ajudar as pessoas que naquele tempo não sabiam cozinhar e constantemente ficavam doentes, ele saía vagando pela floresta com dois sacos. As plantas que serviriam de alimento ficavam no saco da mão esquerda e as planta medicinais, no da direita. Uma das plantas que ele logo encontrou foi uma erva verde a qual chamou de "cha" que significava "inspeção" já que ele via que a planta inspecionava todo o seu organismo quando ingerida - aqui cabe uma desambiguação pois as pessoas interpretaram o "cha" como a planta do chá e assim a história teve sua vertente. Todo dia Shennong se intoxicava com alguma planta e corria para tomar chá, que o curava. A lenda mais comum na cultura do chá conta outra versão (e ainda existem algumas outras): um dia, Shennong ao ferver água - ele incentivava este costume para sua purificação - caiu no sono e sem perceber algumas folhas da árvore que estava próxima haviam caído em sua água. Ao acordar, experimentou a infusão que lhe revelou possuir muitos benefícios e assim foi descoberta a planta do chá.

Altar em homenagem à Shennong na Província de Hubei, China

Existem dois lugares de origem atribuídos a este Imperador da história chinesa, a Província de Shaanxi ou a Província de Hubei (são províncias vizinhas). Independente da localização exata, ambas possuem plantas de chá em seu território, reafirmando sua possível história de descoberta pelo sábio. Em sua homenagem, o platô Shennong Jia e o Córrego Shennong foram nomeados desta forma. O primeiro é um lugar de extrema diversidade de vegetação, possivelmente o local de seus estudos e hoje área de preservação, sendo o rio também próximo a esta área. 

Deparei-me com duas versões para a morte de Shennong, a primeira foi durante a Batalha de Banquan, morto pelo Imperador Amarelo em defesa de seu reinado. A outra conta que ao experimentar uma pequena flor amarela, Shennong viu seu intestino quebra-se em pedaços - era a Gelsemium elegans  Benth - sem tempo hábil para tomar o chá, ele faleceu servindo a humanidade - feito lembrando até os dias de hoje, acarretando homenagens em diversos lugares da China.

Plantação de chá em Hubei, China, possível lar de Shennong

Após o século 5 DC, o chá que até então era conhecido apenas no sudoeste da China espalhou-se pelo país por conta do Período dos Reinos Combatentes - com a movimentação militar, muitos povoados migravam, levando sua cultura do chá por onde passavam. Não demoraria muito para que a bebida chegasse aos países vizinhos e ganhasse o mundo.



* Fontes que utilizei nesta pesquisa:
- III. Tea‐producing countries, Food Reviews International, Volume 11, Edição 3, 1995
- Traditional Chinese Medicine, Yuqun Liao, Cambridge University Press
- Handbook of Chinese Mythology, Lihui Yang, Deming An, Oxford University Press
- http://www.chinatravel.com/facts/chinese-tea-history.htm
- http://en.wikipedia.org/wiki/Shennong
- http://en.wikipedia.org/wiki/Yan_Emperor
- http://www.stillinthestream.com/files/teatimeline.html
- http://www.itmonline.org/arts/shennong.htm


* Este artigo é o fruto de um trabalho de pesquisa séria, que me toma bastante tempo e que faço com o maior prazer. Caso você queira reproduzí-lo na íntegra ou fazer alguma citação do seu conteúdo, por favor, entre em contato e nunca se esqueça de colocar os créditos para o meu site.
 Agradeço pela consideração.

Senin, 17 Februari 2014

Segunda-feira...




Selasa, 11 Februari 2014

Chás Moncloa Finest Tea

Os curitibanos agora têm uma nova opção em se tratando de chás gourmet, a Moncloa Finest Tea. Aberta no fim do ano passado, a marca traz 25 blends especiais montados por uma Tea Somellier do El Club del Té. Experimentei alguns chás da marca que vocês poderão conhecer logo abaixo.

Chás Moncloa. Foto: Yuri Hayashi

A apresentação dos chás é muito bonita com as latas personalizadas que também ajudam a conservar as folhas de forma ideal. Cada blend possui uma cor e as instruções de preparo vêm bem claras para cada tipo de chá.


Vou começar falando da infusão Apfeltraum que tem como ingredientes principais maçã, canela, gengibre e cardamomo (ingredientes secundários: abacaxi, papaia e manga). Quem me conhece sabe que sou mais entusiasta dos chás do que das infusões mas esta em especial conseguiu me conquistar ao abrir da lata. A sua aparência é muito bonita, mantendo aquele visual íntegro das frutas mesmo secas. As especiarias também estão presentes, contrastando com os pedaços de frutas. Este visual em conjunto com seu aroma envolvente que se mantém após a infusão, resulta em um liquor muito aromático e refrescante (com predominância cítrica), muito reconfortante.



O blend Oh Berry consiste em dois simples mas ótimos ingredientes: um chá oolong de baixa oxidação e framboesa, a mais concentrada e pura framboesa. Os apreciadores da fruta vão delirar com esta bebida que tem o corpo tomado por ela e a finalização com leve adstringência do oolong. Como um oolong de qualidade (veja a foto das folhas abaixo), fiz infusões seguintes e descobri que a terceira infusão das mesmas folhas é a minha favorita, onde a porcentagem de sabores se inverte e o oolong se apresenta antes da fruta.



O blend Verano é um chá verde com melissa, laranja e capim-limão mais o toque sutil das flores de girassol. Quando dei o primeiro gole pude entender perfeitamente o seu nome pois sua refrescância baseada por parte na mistura do chá verde com o capim-limão aliviaram o meu dia (quem irá negar que estes dias sem chuva não estão demais?). Os demais ingredientes cedem notas delicadamente adocicadas ao chá, equilibrando sua adstringência e acidez com destreza.



No total, os chás da Moncloa me proporcionaram experiências muito boas sendo o seu aroma algo incrivelmente marcante. O cheiro de cada latinha te faz querer tomar litros de cada bebida. Tenho certeza que seus ingredientes são de alta qualidade pois só li a utilização de aromas naturais nas embalagens.

Para maiores informações:
http://www.moncloa.com.br/
Loja física : Av. Batel, 1868 - Batel - Curitiba/PR
Shopping Pátio Batel - Piso L3 - Loja 310
Tel: (41) 3020-3414


Kamis, 06 Februari 2014

Receita: Biscoito Amanteigado Diet

Quase todo mundo conhece alguém ou tem algum parente que possui diabetes. É uma das doenças que me faz pensar como deve ser difícil vivenciar isto gostando de doces - meu avô era assim - sem contar as implicações na saúde. Temos uma tia que também convive com a doença e no último Natal resolvi fazer biscoitinhos para ela, pois todo mundo tem o direito à um mimo adocicado na vida. Abaixo compartilho a receita com vocês.

Biscoito amanteigado diet. Foto: Yuri Hayashi
Biscoito amanteigado diet

Biscoito Amanteigado Diet

- Ingredientes
1/4 de xícara de manteiga (50 g)
2 colheres de sopa de adoçante para forno com mesmo volume do açúcar normal
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
raspas da casca de 1/3 de laranja
2/3 de xícara de farinha de trigo branca (100 g)
2 1/2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo integral (25 g)
1 colher de chá de fermento em pó

- Preparo
Em uma tigela misture as farinhas e o fermento. Reserve.
Em outra tigela bata na mão a manteiga com o adoçante. Acrescente o ovo, a essência e as raspas da laranja e bata novamente. Adicione a mistura das farinhas e misture devagar. Abra a massa em mesa untada de farinha e use um cortador de biscoitos com aproximadamente 4 cm de diâmetro e asse a 180ºC por 10 minutos ou até que ele fique levemente dourado. 

Pode ser combinado com doces diet ou pode ser servido sozinho. E é claro, vai bem com qualquer tipo de chá!

Senin, 03 Februari 2014

Verão


Cláudio e Fifi (e a cordinha que ela adora pegar), aproveitando o verão nas terras da Mãe Mantiqueira

“I almost wish we were butterflies and liv'd but three summer days - three such days with you
I could fill with more delight than fifty common years could ever contain.” 
― John Keats, Bright Star: Love Letters and Poems of John Keats to Fanny Brawne