"Chá (...) é uma religião da arte da vida" - O Livro do Chá por Kakuzo Okakura
Senin, 25 Februari 2013
Kamis, 21 Februari 2013
Degustação de Chá: High Nepal Mint Tea
Ganhei de presente este chá de uma amiga (obrigada!) que foi ao Nepal e me encantei com sua embalagem!
A mistura do aspecto rústico na sua parte externa, com a embalagem plástica prateada, a vácuo, onde as folhas permaneciam, é um interessante contraste vivenciado nos dias de hoje: tradição e modernidade.
O Nepal ganhou suas primeiras mudas da planta do chá de seu vizinho, a China, nos idos de 1860. Sendo um lugar com grande altitude (encontramos em suas terras o famoso monte Everest de 8.848 metros de altitude) ele produz um chá cujo terroir lhe garante a leveza frutada comparada ao Darjeeling, famoso chá produzido pelo seu outro vizinho, a Índia.
Embalagem e folhas secas do High Nepal Mint Tea
Estava muito curiosa de como seria este chá vindo de terras tão distantes, lugar fantástico para o alpinismo e que já ouvira muito falar.
Folhas secas do High Nepal Mint Tea
O High Nepal Mint Tea, chá preto com hortelã (há folhas de hortelã misturadas às de chá preto), apesar de ser composto por muitos galhos, trouxe uma curiosa e agradável surpresa: o balanço dos sabores. Foi um dos chás mais equilibrados entre chá preto e hortelã que já tomei e isso o fez muita diferença no paladar: não havia aquela sensação da boca preenchida totalmente pelo picante da erva mentolada, mas uma agradável e refrescante sensação de leveza no antes, durante e depois, mesclado ao corpo do chá preto.
Liquor do High Nepal Mint Tea
O Nepal é um pequeno produtor de chás, comparado ao mercado mundial. O que é bem conhecido na região é o chá servido com manteiga de iaque (bovino encontrado nos Himalaias) e sal - o "Chá de Manteiga de Iaque" é tradição vinda do Tibet - que ajuda a enfrentar os dias frios não por apenas ser uma bebida quente, mas nutricionalmente falando também. No início dos tempos muitos orientais bebiam chá com sal, uma verdadeira sopa. E lembro ainda pequena de ver minha avó preparando chá, jogando no gohan e beliscando alguma conserva japonesa salgada junto. Tratando-se de chá, eu não pude resistir e experimentei chá verde com sal e leite. Realmente vira uma sopa com características orientais. Não se acanhem em tentar, vale a experiência!
Chá com Manteiga Salgada
traduzido do livro Tea - aromas and Flavors Around the World, Lydia Gautier
1 litro de água
1 litro de leite integral
50 gramas de manteiga salgada
30 gramas de chá preto
Ferva a água com o chá por alguns minutos adicione o leite e deixe ferver por 3 a 4 minutos. Retire do fogo e adicione a manteiga, mexendo vigorosamente para produzir uma mistura leve. Coe em peneira e sirva em tigelas.
Nota: Eu aconselho a misturar com um fouet para alcançar a leveza que a receita pede.
Bom chá para vocês (sendo ele amargo, doce ou salgado)!
Label:
Chá,
Chá Preto,
Degustação de Chás,
Receitas
Selasa, 19 Februari 2013
Kamis, 14 Februari 2013
Chás importados da Ahmad
A marca inglesa de chás Ahmad já tem distribuição em território nacional há alguns anos, e agora temos uma opção de compra online na loja Chá&Cia. A loja trabalhava com ervas e infusões medicinais, uma das mais completas do país, possuindo uma coleção extensa de produtos naturais. O pessoal de lá é muito atencioso e com certeza você será bem atendido, vale a pena uma visita no site: http://chaecia.com.br/
A Ahmad Tea trabalha com chás no mercado inglês desde 1986 e hoje possui uma grande variedade de blends, chás preto e verde e infusões. Entre seus produtos encontramos muitos chás pretos aromatizados, em sachê - prático para quem está na correria do dia-a-dia -, assim como chás gourmet, em folhas soltas, em embalagem de lata de alumínio ou caixa.
Dos chás que provei da marca, gostaria de ressaltar o Gunpowder Green Tea, o Royal Blend e o Earl Grey:
Gunpowder Green Tea
O chá verde Gunpowder (Pólvora) tem origem chinesa, na Província de Zhejiang, com surgimento datado nos idos de 600 d.c.
Em sua fabricação quase artesanal, as folhas frescas de chá passam por vaporização e por um processo de secagem através de calor. Após isso ganham a forma do que no ocidente foi chamado de Pólvora por lembrar em formato as bolotas de pólvora utilizadas em explosivos, e também pela comparação na hora da sua infusão onde a folha se expande de tal forma que lembra uma explosão.
Este chá também é conhecido como "Chá Pérola" ou "Cabeça de Alfinete Imperial". E é dito ter uma das menores quantidades de cafeína possíveis em um chá.
- Sabor: O chá verde Pólvora traz muita refrescância e aroma adocicado, levemente amendoado, com pouquíssima adstringência.
- Aparência: As folhas secas apresentam formato arredondado, são brilhantes por conta do seu frescor e resultam em um liquor amarelo profundo.
- Preparo: 1 colher de chá para 250 ml de água quase fervente (95ºC) por 3 minutos.
Royal Blend
O termo Royal Blend (blend é a mistura de diferentes tipos de chás) destaca a ligação de um determinado blend com a realeza Inglesa (o chá pode ter sido inventado por alguém do reino ou o chá pode ter sido feito em homenagem à Coroa). Cada marca de chá possui o seu blend particular e no caso do Royal Blend da Ahmad, eles misturam folhas de chá preto Darjeeling e Assam, ambos provenientes da Índia, juntamente com um toque sutil de Bergamota (espécie de laranja).
- Sabor: Este blend é bem equilibrado, refrescante, a nuância de bergamota amarra a leve adstringência dos chás pretos de forma sutil, encorpando seu sabor.
- Aparência: Liquor límpido e avermelhado.
- Preparo: 1 colher de chá para 250 ml de água quase fervente (95ºC) durante 3-4 minutos.
- Sabor: Este blend é bem equilibrado, refrescante, a nuância de bergamota amarra a leve adstringência dos chás pretos de forma sutil, encorpando seu sabor.
- Aparência: Liquor límpido e avermelhado.
- Preparo: 1 colher de chá para 250 ml de água quase fervente (95ºC) durante 3-4 minutos.
Earl Grey Tea
O blend (blend é a mistura de diferentes tipos de chás) Earl Grey é um dos mais clássicos da cultura inglesa e do mundo. Existem várias versões de história de como o chá surgiu, mas uma delas conta que um diplomata durante a gestão do primeiro ministro inglês, Earl Grey, salvou a vida de um chinês e como forma de gratidão, recebeu a receita deste chá para ser levado de volta ao seu país. O blend é basicamente composto de chá preto e óleo essencial de bergamota (espécie de laranja).
- Sabor: Este chá possui muita personalidade, você consegue sentir o seu aroma ao abrir a embalagem. Seu sabor é bem balanceado entre a pungência e vivacidade do chá preto e o frescor cítrico da bergamota.
- Aparência: Seu liquor é um caramelo límpido.
- Sabor: Este chá possui muita personalidade, você consegue sentir o seu aroma ao abrir a embalagem. Seu sabor é bem balanceado entre a pungência e vivacidade do chá preto e o frescor cítrico da bergamota.
- Aparência: Seu liquor é um caramelo límpido.
- Preparo: 1 colher de chá para 250 ml de água quase fervente (95ºC) durante 3 minutos.
Achei estas opções boas e acessíveis para quem gostaria de provar chás diferentes, com qualidade gourmet, no mercado nacional. Vamos aproveitar e incentivar o mercado crescente dos chás no Brasil!
Bom chá da tarde para todos!
Label:
Chá,
Chá Preto,
Chá Verde,
Degustação de Chás
Senin, 11 Februari 2013
Receita de Creme e Trufa de Gianduia
A palavra Gianduia (ou Gianduja, de origem italiana) não é muito popular, mas o seu conteúdo é muito desejado, sendo conhecido como a mistura de creme de avelãs e chocolate. Os fãs de Nutella ficariam doidos se provassem uma Gianduia caseira, onde o sabor da noz recém triturada ressalta ainda mais a combinação perfeita com o chocolate.
Meu marido é um amante da categoria e por isso tento fazer de tempos em tempos a pasta/creme e consequentemente a trufa de Gianduia. A pasta não é difícil de ser feita, mas se você não conseguir achar as avelãs já descascadas, ela dá um pouco mais de trabalho (após tostar as avelãs no forno, esfregue as nozes com as mãos que a casca sai). O resto é tudo com o processador - é bom você possuir um com potência alta pois as avelãs são bem duras. Compartilho com vocês as receitas logo abaixo:
Creme/Pasta de Avelãs com chocolate - Gianduia
Creme de Gianduia do Chá, Arte e Vida!
Ingredientes:
- 100 gramas de chocolate amargo
- 150 gramas de açúcar de confeiteiro
- 200 gramas de avelã, tostada e sem casca
Em um processador de alimentos, triturar toda avelã com metade da quantidade de açúcar. Adicionar o restante do açúcar, misturar bem, e por fim colocar o chocolate derretido. Armazenar em potes esterilizados. Este creme de Gianduia dura bem, média de dois meses, mas o que pode acontecer é o açúcar cristalizar na sua superfície. Não se preocupe, é só misturar a pasta com uma colher que ela volta à consistência normal.
Trufa de Gianduia do Chá, Arte e Vida!
Ingredientes:
- 200 gramas de creme de leite
- 400 gramas de chocolate ao leite
- 50 gramas de chocolate meio amargo
- 3 colheres de sopa cheias de creme de Gianduia
- uma dose de cachaça ou bebida de preferência
- uma pitada de sal
Em uma panela, leve o creme de leite em fogo baixo até ferver. Retire do fogo, adicione os chocolates picados e tampe por 3 minutos. Com um mixer, misture tudo até que todo o chocolate tenha derretido. Adicione o creme de Gianduia, sal, e a bebida alcoólica. Misture bem. Deixe esfriar coberto na geladeira e faça bolinhas com as mãos. Cubra as bolinhas com chocolate em pó, ou com chocolate ao leite temperado (aproximadamente 150 gramas).
Trufa de Gianduia com casca fina de chocolate
Selasa, 05 Februari 2013
Workshop de Degustação de Chás gourmet
Neste ano começo a ministrar este pequeno workshop de Degustação de Chás gourmet no Empório Embahú. Sempre tive vontade de fazer degustações de chá com as pessoas mas então esbarrei no seguinte pensamento, de que o que falta hoje em dia é o conhecimento para uma degustação apropriada. Com alguns anos degustando meus chás por conta, senti que estaria preparada para contribuir com a nossa ainda pequena comunidade, levando informações sobre os chás gourmet a quem desejar:
O workshop abrange os seguintes assuntos:
- Um pouco da história do chá
- Seu equipamento e preparo
- Tipos de chás
- Como degustá-los propriamente
- Harmonização com outros alimentos
* Duração aproximada: 2 horas.
* Acompanha manual de referência rápida.
* Grupos de 2 a 4 pessoas.
* Informações, valores e agendamento (com antecedência): emporio.embahu@gmail.com
O Empório Embahú é um espaço idealizado por mim e meu marido, lugar onde nossos produtos artesanais nascem, compartilhando nossa paixão pelo comer e beber! Estamos localizados em São Bento do Sapucaí, estância climática paulista, cujo o símbolo é o complexo rochoso da Pedra do Baú, na Serra da Mantiqueira, área agora preservada como Monumento Natural. Maiores informações sobre a cidade, visite o site da prefeitura.
Empório Embahú e a pedra da Ana Chata ao fundo (clique na imagem para saber mais do Empório)
Quem quiser aprender um pouquinho mais sobre chás e quiser aproveitar para descansar em meio às montanhas, venha me visitar, é só entrar em contato no email divulgado acima ou pelo formulário de contato..
Espero vocês por aqui!
Minggu, 03 Februari 2013
Mudança de visual
Após um final de semana bem trabalhoso, cá estamos de volta ao ar. Como poderão ver, a mudança foi geral, desde a identidade visual até a estrutura do blog.
Este ano resolvi me empenhar mais na parte dos chás gourmet e daí saiu a idéia de reformular tudo para deixar o layout um pouco mais aprazível aos olhos, além de facilitar a leitura do conteúdo mais importante no meu site, os artigos sobre chás.
Tive a inspiração logo no começo do ano e não deixei ela passar em vão. Meu logotipo agora é a planta do chá, a minha pequena Camellia sinensis que vem crescendo aqui dentro em casa.

Langganan:
Komentar (Atom)











