Kamis, 13 Desember 2012

Chás Dr. Oetker, e algumas considerações...

Há um certo tempo atrás a Dr. Oetker entrou em contato comigo pois queriam enviar alguns de seus chás para fazer um canal de relacionamento com seus consumidores. A comunicação deles, no meu caso em particular, foi confusa e falha mas ao final, os chás chegaram até minhas mãos após um longo mês.

Dos seis tipos de chás que me enviaram, posso dizer que os blends são um pouco desbalanceados, pecando no excesso de um ou outro ingrediente que se torna dominante e o sabor fica prejudicado, tendendo para muito azedo, ou muito adstringente, ou muitas misturas para um sabor sem personalidade, e etc. Consigo imaginar que se eles dosassem de forma diferente alguns de seus componentes, os blends sairiam melhores - baseada na minha experiência, esta é a minha opinião sincera.

A coisa boa dessa vivência com a marca, foi a surpresa ao ver este chá no kit:

Chá Vermelho da Dr. Oetker

O Chá Vermelho comercializado pela marca é na verdade um Pu-erh e, a princípio, o nome traduzido me confundiu pois Pu-erh é chamado de chá preto na China. Ainda preciso escrever um artigo sobre este tipo de chá, mas posso adiantar que é um dos chás mais complexos que existem no mercado. Claro que esta versão em sachê é uma versão abreviada da coisa, mas achei louvável eles estarem comercializando-a. A dominância do sabor lembra muito terra úmida, aquele ar de floresta, e a sua coloração é escura e densa, lembrando muito o café. Ele possui corpo do começo ao fim, mas esta versão da Dr. Oetker é mais sutil, contendo somente um aroma inicial. Para mim já é um grande começo para quem busca chás melhores no mercado nacional.

Para quem gosta de chás de sachês pela praticidade e ainda preza por alguma qualidade, acho que vale a pena pagar um pouco a mais. Esse Chá Vermelho é o mais caro da Oetker. Os da Celestial Seasoning (que também já me enviou chás para degustação) são mais caros (alguns reais a mais que a média) e são equilibrados em quesito sabor. Os da Casino (encontrados na rede Pão de Açúcar) são ótimos também, e acredito que hoje em dia existam mais marcas por aí (faz anos que não compro chás de sachê e posso estar um pouco desatualizada).

No geral, o que temos de lembrar é que quanto mais apurarmos o paladar e exigirmos produtos de qualidade, mais as empresas se esforçarão para atender nossas necessidades. Todos têm o direito de uma boa xícara de chá a custo acessível.

Jumat, 07 Desember 2012

App de Chá para seu Smartphone

Aqui em casa a gente não liga muito para tecnologia. Quer dizer, antigamente respirávamos isso já que eu e meu marido trabalhávamos no meio, mas hoje lidamos de uma forma bem relaxada. Até semana retrasada ainda tínhamos um celular da geração passada e estávamos bem com isso. Só que como nada é eterno, ele pifou de vez e agora temos um smartphone. Bem utilitário, tanto que já instalei um aplicativo de chás e depois de testar e ver outros, concluí que é o meu favorito e deixo de dica:


O "A perfect cup of tea" não é apenas um timer (como tantos outros apps do gênero). Ele também permite que você cadastre seus chás e quando quiser fazê-los, é só carregar o seu perfil com o timer já ajustado e ele ainda traz outras informações do chá em questão. É bem prático, leve, funciona bem, não deu nenhum crepe no meu aparelho e por isso recomendo!