Kamis, 22 November 2012

Receita: Trufa de Pimenta e Flor de Sal

Esta receita é para quem gosta de sabores diferentes: Trufa de chocolate amargo com pimenta calabresa e flor de sal (soa como um prato salgado, mas prometo ser um doce surpreendente!).

Trufa de Pimenta by Yuri Hayashi, on Flickr



Apesar da pimenta calabresa ser ótima em pizzas, na trufa ela confere apenas uma ardência ao final, sendo o destaque para o próprio chocolate. O sal ressalta o sabor do chocolate (uso esse casamento de ingredientes em todas as minhas receitas achocolatadas) e por ser um fleur de sel, ainda dá uma crocância marcante.

Trufa de Pimenta by Yuri Hayashi

Ingredientes:
- 200 gr de creme de leite
- 450 gr de chocolate amargo (para o recheio)
- chocolate amargo temperado para cobrir as trufas, ou chocolate em pó, o quanto baste
- 2/3 colher de chá de pimenta calabresa
- 1 colher de chá de cachaça (pode ser outra bebida alcoólica de sua preferência)
- Flor de Sal, o suficiente para salpicar somente o topo das trufas

Preparo:
Faça uma infusão da pimenta no creme de leite e coe na peneira.
Ferva o creme de leite peneirado e adicione o chocolate amargo. Cubra por 2 minutos. Passe o mixer na mistura até que todo o chocolate se dissolva. Adicione a bebida alcoólica e misture à mão. Deixe descansar na geladeira até endurecer. Faça bolinhas com a massa e cubra com chocolate amargo temperado ou com chocolate em pó. Salpique a flor de sal por cima de cada bolinha e sirva!

Harmonização com chá:
Esta trufa vai especialmente bem com chás ou infusões que possuam especiarias. Também casa bem com chá preto (Assam) e verde (Sencha ou Gyokuro). É interessante que o chá esteja em temperatura bem amena ou ajudará a aumentar a queimação da pimenta.

Rabu, 21 November 2012

Receita: Bolo de Banana

Lembro quando pequena da minha mãe fazendo este bolo de banana. Eu sempre pedia para que ela colocasse mais bananas na massa e hoje em dia, eu encho até não poder mais! E ainda adicionei chocolate e outras coisinhas.... abaixo publico a receita da minha mãe modificada para o blog:

Bolo de Banana
Bolo de Banana com Chocolate


Bolo de Banana Chá Arte e Vida!

Ingredientes:

- 4 ovos (claras separadas)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de açúcar
- 1 1/4 xícara de leite
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento
- 4 a 5 bananas maduras
- 200 gr de chocolate amargo em pedaços
- canela e açúcar mascavo à gosto

Preparo:

Bata as claras em neve e reserve.
Bata a manteiga até que fique sem grumos, adicione o açúcar e as gemas. Adicione os ingredientes secos, intercalando com o leite. Misture à mão as claras na mistura.
Colocar a massa em assadeira untada, adicionar as bananas cortadas ao meio na superfície, complementar os espaços com o chocolate amargo e polvilhar o açúcar mascavo e a canela. Levar ao fono por 50 minutos (pode demorar mais e uma hora dependendo da umidade das bananas)  à 180°C (baixo).
Após retirar do forno, ainda bem quente, adicione mais açúcar/canela e raspe chocolate na superfície.

Bolo de Banana by Yuri Hayashi
Bolo de Banana com Chocolate saindo do forno!

Harmonização com chá: Este bolo vai muito bem com chá preto Assam e chá Mate.

Minggu, 11 November 2012

Infusões, um estudo: Parte II - Morango

Eu tive uma experiência muito marcante com morangos quando morei um tempo nos Estados Unidos. Não importava a época, sempre encontrava aqueles morangos gigantes no mercado. Bonitos, sem doenças ou machucados pareciam deliciosos, porém... eram apenas aguados. Um total reflexo da cultura alimentar deles (que infelizmente estamos quase chegando lá), algo grande para preencher o estômago, mas sem qualidade.

Pé de morango daqui de casa


Aqui no Brasil, quando mudei para o interior tentei encontrar o morango mais saboroso possível para plantar e eu cheguei na espécie Fraises des Bois, também conhecido como Morango dos Alpes ou Morango Silvestre (não confundir com aquele que parece uma framboesa e dá no meio do mato). Seu cultivo é parecido com as outras espécies que existem no nosso mercado, requer cuidados com frio, seus frutos propagam mais no calor mas mantêm uma média de morangos continuamente. A diferença e aí você poderá ver na foto, é que seu fruto é bem pequeno, um concentrado de sabor e fragrância, além de ser super delicado e de rápida deterioração após a colheita.

Morangos da variedade Fraises des Bois. Fresco (esquerda) e seco (direita)

Colhi meus pequenos e preciosos frutos, sequei no balcão de casa por algumas semanas e fiz a infusão. Surpreendentemente seu sabor era doce, lembrança de caramelo, aquele perfume de fruta vermelha, um levíssimo azedo ao fim, nada comparado aos morangos convencionais de mercado. O melado que vem no primeiro gole é marcante, uma fruta muito aromática em um liquor amarelo claríssimo.

Strawberry (Fraises des Bois) Tisane
Infusão de morango

Dos seus benefícios, um eu tenho certeza: é diurético (corri para o banheiro depois de tomar a infusão)! Também já ouvi falar sobre a infusão das folhas do morango que contém mais propriedades (e deixo aí para quem quiser pesquisar pela internet).

Este experimento de infusão teve uma finalidade muito nobre para minha xícara: revelar o verdadeiro sabor de uma boa infusão de morango e ter referência quando tomar outros chás industrializados do mesmo sabor - é muito frustrante aquele cheiro artificial de frutas (geralmente lembrando gelatina) impregnando meus bules. O real sabor de um morango em uma infusão é muito mais fresco e aparente do que aquele azedo adstringente (alguns deixam sabores residuais metálicos na boca) que a maioria dos "chás" de morango traz. Você pode fazer um experimento em casa utilizando morangos bem maduros para uma infusão. É só ferver o fruto (lave bem e corte ao meio) por alguns minutos e depois beba o seu líquido. Mais natural que isso, impossível!

Informações bem completas da espécie Fraises des Bois (em inglês): http://fraisesdesbois.com/